quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Personagens na luta pela igualdade racial.

"É melhor tentar e falhar que ocupar-se em ver a vida passar. É melhor tentar, ainda que em vão, que nada fazer. Eu prefiro caminhar na chuva a, em dias tristes, me esconder em casa. Prefiro ser feliz, embora louco, a viver em conformidade. Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização. Mesmo se eu soubesse que amanhã o mundo se partiria em pedaços, eu ainda plantaria a minha macieira. O ódio paralisa a vida; o amor a desata. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza. O ódio escurece a vida; o amor a ilumina. O amor é a única força capaz de transformar um inimigo num amigo..." - Martin Luther King.


A partir de hoje estaremos dando início à uma série de posts sobre grandes pessoas que dedicaram suas vidas (e alguns foram até mortos) à luta contra o racismo, preconceito e também à favor direitos civis dos negros.

Martin Luther King
Um pouco sobre a vida de Martin Luther King


Martin Luther King nasceu em Atlanta, nos Estados Unidos e era filho e neto de pastores protestantes, iniciou seus estudos em escolas públicas segregadas.
Martin Luther King iniciou a sua luta contra a segregação depois de ter se envolvivo num episódio uma uma mulher negra se recusou a ceder seu lugar para um branco no ônibus. Foi aí então que líderes negros fizeram um boicote contra os ônibos, contra a segregação racial. Dentre essas pessoas estava King.
A partir daí ele começou a sofrer ameaças de morte, mesmo assim nunca reclinou e liderou várias outras campanhas à favor do direito de votos, fim da segregação, fim dos preconceitos dentre outro direitos públicos. Luther King foi preso e torturado diversas vezes, e sua casa chegou a ser atacada por bombas.
Em 1964, Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz. No início de 1967, No dia 4 de abril, alguns momentos antes de uma campanha, Martin Luther King foi assassinado. MUITOS anos depois foi decretado um feriado nacional para homenageá-lo.




Talvez um dos discursos mais corajosos, "I Have a Dream" (ou: Eu Tenho um Sonho, em português), foi feito por Martin Luther King no dia 28 de agosto 1963, em Washington D.C. Discurso que ficou marcado pela sua coragem e luta por um mundo onde negros e brancos pudessem ser tratados igualmente.
Vídeo do discurso de Martin Luther King.

Martin Luther King provou que lutar pelo que se acredita vale a pena, mesmo sabendo os riscos de vida que corria com suas marchas, nunca desistiu de seus sonhos pela igualdade das pessoas indiferente da cor de sua pele, e por isso tem seu nome marcado até hoje. “Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver”, disse King.


"Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele." - Luther King

3 comentários:

  1. Como ta ai no video não devemos impor limites na luta para um mundo melhor. E ao invéz de querermos deixar um mundo melhor para nossos filhos, devemos deixar filhos melhores para o nosso mundo.

    ResponderExcluir
  2. Uma luta...
    um so sonho..
    ser igual a todos...

    ResponderExcluir
  3. Um frase que gosto muito de Martin Luther King...

    Aprendemos a voar como pássaro e a nada como os peixes mais não aprendemos a ser como irmãos...

    ResponderExcluir